Bem-vindos ao Ciência na WEbsa!

Neste espaço vão poder encontrar sites, vídeos, imagens, notícias, etc... tudo relacionado com o incrível mundo da Ciência.

Esperamos que este seja um ponto de partida para novas e fascinantes descobertas nos intermináveis caminhos da Web, para toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Albufeira.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Procuram-se alternativas aos combustíveis fósseis


Por Anaël Ribeiro, jornalista científica do 12ºA

A «vaca voadora»: fonte de biodiesel?


  Depois de vários anos a estudar o estômago do hoatzin, um bizarro pássaro tropical, a investigadora portuguesa Filipa Godoy-Vitorino foi premiada com duas distinções pela American Society for Microbiology (ASM).
   Em conversa com o «Ciência Hoje», Filipa Vitorino explicou a importância do projeto "O Microbioma associado a uma célula protozoária no papo do Hoatzin, o pássaro herbívoro da América do Sul".
Filipa Vitorino e o Hoatzin, a misteriosa «vaca voadora».
(fonte: Ciência Hoje)
   Hoje em dia, “está-se à procura recursos alternativos para a produção de álcool que não apenas o milho, que pode ser mais útil para a alimentação”. E é aqui que entra a estranha “vaca voadora”, como também é conhecido o hoatzin (Opisthocomus hoazin), que habita no norte da América do Sul, por ter uma dieta 100 por cento herbívora, coisa muitíssimo rara entre as aves.
    “O seu estômago pesa imenso, por isso, a ave voa pouco, apenas de árvore em árvore, para conseguir digerir a dieta”. Com tais hábitos de alimentação, a ave tinha de ter um sistema digestivo peculiar. O que a investigadora tem feito nos últimos anos é estudar as colónias microbianas que se encarregam de fermentar as folhas que a ave come.
  “Atualmente, através da metagenómica estou a identificar grupos de bactérias responsáveis pela degradação dos polissacarídeos das folhas e os genes responsáveis por estas actividades tais como de glicosilasas e endoglucanasas”, ou seja, os responsáveis pela degradação da celulose para posterior aplicação em biocombustíveis.
  Recentemente, começou um estudo utilizando técnicas de genomica unicelular para caracterizar o único protozoário residente do sistema gastrointestinal deste pássaro, bem como a comunidade microbiana com ele relacionada.

Sem comentários:

Enviar um comentário