Bem-vindos ao Ciência na WEbsa!

Neste espaço vão poder encontrar sites, vídeos, imagens, notícias, etc... tudo relacionado com o incrível mundo da Ciência.

Esperamos que este seja um ponto de partida para novas e fascinantes descobertas nos intermináveis caminhos da Web, para toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Albufeira.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pipocas alimento saudável

Por Benedita Ferreira, jornalista científica do 10ºA

Pipocas podem ser uma refeição ligeira perfeita


As pipocas contêm uma concentração maior de antioxidantes do que a fruta e os legumes. Foi a esta conclusão que chegou JoeWinson, investigador da Sociedade Americana de Química

Durante uma conferência de imprensa realizada em San Diego, nos EUA, revelou que o nível de antioxidantes presente numa ração de pipocas supera os 300 gramas, enquanto numa peça de fruta fica-se pelos 160 gramas.
Joe Winson é um investigador conhecido pelas investigações que tem feito sobre os componentes do chocolate, nozes e outros alimentos.
No seu estudo sobre as pipocas, o cientista debruçou-se sobre a concentração de polifenóis (antioxidantes naturais com propriedades terapêuticas, presentes na fruta, legumes, frutos secos e plantas medicinais).
De acordo com os estudos feitos, o nível de polifenóis presente nas pipocas é idêntico ao existente nas nozes. Curiosamente, a maior concentração de antioxidantes e fibra encontra-se na pequena casca que envolve os grãos de milho e que, normalmente, se metem nos dentes ou fazem engasgar.
O facto de haver uma maior concentração de antioxidantes nas pipocas do que na fruta e legumes deve-se - segundo realçou -ao facto de eles não estarem diluídos em água.
Joe Winson concluiu que as pipocas podem ser uma refeição ligeira perfeita, pois fornecem mais de 70% das necessidades diárias de cereais e, para além do mais, fazem-no dando prazer a quem come.
Contudo, para que as pipocas sejam, de facto, um alimento saudável é necessário que sejam feitas com uma quantidade mínima de gordura (apenas algumas gotas de óleo numa panela) e sem utilizar sal ou açúcar.
O investigador chamou a atenção para o facto de as pipocas que se vendem numa saqueta pronta a ser introduzida no micro-ondas ou as que são vendidas nos cinemas conterem 43% de gordura, ou seja, quase o dobro das que se podem fazer em casa. O ideal, como sugere, é prepará-las em recipientes e máquinas próprias, sem o recurso a gordura, açúcar e sal.
Por outro lado, Joe Winson chama a atenção para ofacto de as pipocas não substituírem a fruta e os legumes, já que estesalimentos contêm vitaminas e outros nutrientes que não estão presentes nas pipocas.

Sem comentários:

Enviar um comentário