Bem-vindos ao Ciência na WEbsa!

Neste espaço vão poder encontrar sites, vídeos, imagens, notícias, etc... tudo relacionado com o incrível mundo da Ciência.

Esperamos que este seja um ponto de partida para novas e fascinantes descobertas nos intermináveis caminhos da Web, para toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Albufeira.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A engenharia de metamateriais não para de surpreender

Por Sara Mandim, jornalista científica do 10º A


E se tu virasses o novo "Homem Aranha"?

      Sabes o que são os metamateriais? E sabias, ainda, que eles podem fazer com que a ficção se torne realidade? Pois é, através desses materiais podes ser o novo homem aranha. Mas vamos entender melhor isto. 
     Metamaterial é um material produzido artificialmente, dotado de propriedades físicas que não são encontradas normalmente na natureza. O prefixo meta vem do grego e significa “além de”.  A palavra metamaterial, significa materiais que possuem propriedades não naturais. Evidentemente, qualquer propriedade que um metamaterial apresente, por mais estranha que possa parecer, é fisicamente possível, caso contrário não seria verificada. Entretanto, esse nome reflete a perplexidade da comunidade científica quando encontrou nos referidos materiais propriedades físicas antes consideradas não possíveis e que normalmente não são encontradas na natureza. 
       A engenharia dos metamateriais não para de surpreender. Agora, pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, acreditam que os metamateriais possam gerar um tipo novo de força, capaz de prendê-los em várias superfícies, como se fossem patas de lagartixa. O mais interessante é que essa capacidade poderá se ativada ou desativada com um simples interruptor. A força fundamental por trás dessa "mágica" é a mesma que atua sobre a propulsão espacial conhecida como vela solar: a pressão da radiação exercida pela luz ao atingir uma superfície. 
     Caso os cientistas consigam fazer com que o metamaterial permita que pequenas oscilações de eletrões aconteçam na sua superfície, ele será capaz,  de interagir com os eletrões da superfície de objetos isolantes ou metalizados. Teoricamente, isso faria com que o metamaterial e o objeto fossem atraídos um pelo outro, mantendo-se colados. 
     Os pesquisadores acreditam que a potência dessa força poderia ser regulada de acordo com a frequência e a intensidade da luz emitida sobre o material. As aplicações são diversas e vão desde pinças capazes de recolher nano-objetos até trajes que possibilitariam humanos a escalar prédios como se fossem o Homem-Aranha.




Cientistas acreditam que metamaterial pode "grudar" em superfícies (Fonte da imagem: arXiv.org)


Leia mais em:  http://www.tecmundo.com.br/fisica/18072-metamateriais-podem-transformar-voce-no-homem-aranha.htm#ixzz1rkr6U7Ab

Para saberes mais: http://www.tecmundo.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário