A solução para o Aquecimento Global?
Uma equipa de investigadores da Universidade do Sul da Califórnia desenvolveu um material inovador com grande potencial na absorção de dióxido de carbono (CO2) diretamente da atmosfera.
Segundo o estudo, o grupo criou um material sólido à base de ácido silício pirogénico impregnado com um polímero denominado de “polietilenimina” que funciona como um filtro capaz de absorver CO2.
A estrutura molecular do CO2, o «inimigo» número um do aquecimento global.
(FONTE: http://4.bp.blogspot.com)
O material apresenta uma alta capacidade de absorver o excesso de dióxido de carbono que resulta no uso de combustíveis fósseis, podendo, por isso, vir a ser útil no combate às alterações climáticas resultantes da crescente concentração de dióxido de carbono, gás responsável pelo efeito de estufa do planeta. Recorrendo a um filtro de polietilenimina, o material pode ainda ser utilizado para remover CO2 de fontes diluídas, como lares onde se utiliza aquecimento e escapes de carros, sendo possível a extração do gás para utilização industrial ou armazenamento e reutilizar o filtro sem que se perca qualquer eficácia.
O material funciona em condições ambientais amenas e em ambientes secos e húmidos e o facto de ser sólido contorna “os problemas associados às atuais tecnologias de separação de CO2 que dependem do uso de depuradores à base de aminas líquidas.” É um recurso vantajoso, por ser barato e não exigir o consumo de muita energia e poder ser regenerado.
Sem comentários:
Enviar um comentário