Arroz poderá ser resistente à água salgada
No Japão, o tsunami que se sucedeu ao terramoto de 11 de março inviabilizou muitas das culturas de arroz, especialmente no nordeste do país onde as plantações foram inundadas por água salgada do oceano Pacífico.
Agora, graças a um novo método desenvolvido em conjunto por cientistas britânicos e japoneses, poderá ser possível plantar arroz resistente à agua salgada dentro de um ano.
Publicado na revista científica "Nature Biotechnology", o estudo explica como um novo método - MutMap - cria vários tipos mutantes de arroz, cruzando posteriormente a sua informação genética de forma a obter sementes com determinadas características.
"Os nossos colegas no Japão já identificaram mutantes com resistência à água salgada. Agora é uma questão de cruzá-los com o tipo de arroz original do qual estes se geraram, trabalhá-los e conseguir a semente que poderá ser distribuída aos agricultores", explica à BBC Brande Wulff, investigador no laboratório britânico Sainsbury, uma das entidades envolvida na investigação.
Segundo o estudo, os resultados obtidos com o método MutMap podem ser aplicados a outros tipos de vegetais e plantas, ajudando a acelerar os processos que conduzem aos melhoramentos genéticos destes produtos.
O Japão é um dos dez maiores produtores mundiais de arroz, contribuindo com cerca de 2% do total das colheitas anuais deste cereal. A China e a Índia ocupam o topo da tabela, contribuindo, em conjunto, para mais de 50% da produção de arroz em todo o planeta.
http://aeiou.expresso.pt/arroz-podera-ser-resistente-a-agua-salgada=f701494
Sem comentários:
Enviar um comentário