Expedição chegou até Lago "Extraterrestre"
No domingo, 5 de fevereiro, MOSCOU — uma equipa de cientistas russos, anunciaram que o poço perfurado através na Antártida chegou a um lago primitivo de água doce com 250 km de extensão e 50 km de largura (12,5 mil km2), Lago Vostok, que se mantinha isolado e intocado da superfície há centenas de milhares de anos debaixo da camada do gelo.
Concluiu-se com êxito o trabalho que durou mais de 20 anos. O Lago antárctico Vostok, a existência do qual foi predita por cientistas com grande probabilidade acabou por ser localizado a uma profundidade de 3768 metros. Esta é precisamente a espessura do gelo perfurado e o poço atingiu a água. Representantes do mundo científico estão em êxtase. As águas do lago não estavam em contacto com o mundo exterior durante as centenas de milhares, até milhões de anos. Talvez sejam mantidos vivos os organismos que existiam naquela época distante. Os cientistas estão ansiosos para começar a buscá-los. Mas têm que esperar até dezembro do próximo ano, quando as condições meteorológicas na área de perfuração serão mais suportáveis.
A propósito, analogias fantásticas surgem em conexão com o Lago Vostok não acidentalmente. É, no fundo, um fenómeno extraterrestre da natureza. Tais lagos e até mesmo a totalidade dos mares, os oceanos, segundo os cientistas, poderiam existir, por exemplo, nos satélites de Saturno e Júpiter a muitos quilómetros debaixo da camada de gelo.
Achas-te interessante? Para saberes mais podes consultar os sites:
Sem comentários:
Enviar um comentário