Bem-vindos ao Ciência na WEbsa!

Neste espaço vão poder encontrar sites, vídeos, imagens, notícias, etc... tudo relacionado com o incrível mundo da Ciência.

Esperamos que este seja um ponto de partida para novas e fascinantes descobertas nos intermináveis caminhos da Web, para toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Albufeira.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O estudo da embriogénese dos ouriços do mar

Fecundar ou não fecundar...eis a questão!


Se bem que o título possa parecer retirado de alguma  obra prima literária aplicada às ciências biológicas, neste caso apenas pretende captar a tua atenção para esta atividade realizada pelos alunos de Biologia do 12ºA: o estudo da embriogénese dos ouriços do mar!

Para se chegar à fase laboratorial, em que os alunos do 12ºA procederam à recolha de oócitos e espermatozóides e propiciaram a fecundação e desenvolvimento de embriões do ouriço do mar, foi necessário um trabalho prévio de preparação e recolha destes seres vivos no seu habitat, numa saída de campo à Praia do Lourenço, nos arredores de Albufeira.


A turma do 12ºA em ação Biológica!

O principal objetivo desta atividade foi o de propiciar a visualização microscópica de espermatozóides, oócitos, zigotos, mórulas, blástulas e, finalmente, da larva embrionária típica destas espécies, como podes visualizar na animação seguinte do Estaleiro da Ciência:

(Fonte: canal do Estaleiro da Ciência no youtube: http://www.youtube.com/user/estaleirociencia

2 comentários:

  1. A actividade foi gira foi pena nao virmos nada de jeito e matarmos quase todos os ouriços-do-mar :P

    ResponderEliminar
  2. Olá Anael.

    Obrigado pelo teu comentário.
    Sim, apesar da atividade ter sido interessante nas suas diversas fases, uma das características mais importantes da ciência é exatamente a existência de resultados inesperados.
    O "erro" e a frustração nalguns resultados são características com que todos os cientistas têm que aprender a lidar desde o 1º dia, uma vez que nunca controlamos todos os factores numa experiência.

    ResponderEliminar