Bem-vindos ao Ciência na WEbsa!

Neste espaço vão poder encontrar sites, vídeos, imagens, notícias, etc... tudo relacionado com o incrível mundo da Ciência.

Esperamos que este seja um ponto de partida para novas e fascinantes descobertas nos intermináveis caminhos da Web, para toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Albufeira.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Descobertas penas num achado extraordinário no Canadá

Por Ana Carolina Godinhojornalista científica do 10ºB

Será que afinal os dinossáurios...voavam?!

Uma equipa de investigadores da Universidade de Alberta, Canadá, descobriu onze espécimes de penas datadas do Cretácico Superior. As penas, que estiveram preservadas durante 80 milhões de anos em resina de âmbar, são atribuídas a um dinossáurio não voador. “A maior parte dos espécimes de penas foi provavelmente queimada ao contacto com a superfície pegajosa da resina e enceradas por subsequentes fluxos de resina. O âmbar preserva o detalhe microscópico das penas e até do seu pigmento. As cores vão do castanho ao preto”, explicou Ryan McKellar, paleontólogo e membro da equipa da Universidade de Alberta, referindo-se ao extraordinário estado de preservação das penas.

Ryan McKellar liderou a equipa de paleontólogos que descobriu as penas conservadas em âmbar.
(FONTE: http://aeiou.expresso.pt     AP Photo/Science)
Embora as penas não tenham sido encontradas perto de um fóssil de dinossáurio, dadas as comparações com os espécimes e exemplos fossilizados existentes, a equipa crê que não eram voadoras. Interessante é o facto de a equipa ter revelado que, apesar de não serem voadoras, têm muitas propriedades das penas de aves modernas, como a capacidades de absorver e redistribuir água.“A preservação de detalhe e pigmentação microscópicos deu-nos uma visão única das penas e das suas utilizações nas florestas de Alberta no Cretácico Superior”, disse McKellar.

(FONTE: Revista "Quero Saber", nº 14, Novembro de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário