Bem-vindos ao Ciência na WEbsa!

Neste espaço vão poder encontrar sites, vídeos, imagens, notícias, etc... tudo relacionado com o incrível mundo da Ciência.

Esperamos que este seja um ponto de partida para novas e fascinantes descobertas nos intermináveis caminhos da Web, para toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Albufeira.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Os animais e os terramotos

O sismo vivido pela...Renata!

      Se não sabes quem é a Renata, o Ciência na WEbsa aproveita esta oportunidade para te dar a conhecer este interessante projecto: o "Webcegonhas".
      O "Webcegonhas – Condoninho da Renata" resulta de uma parceria entre o jornal Público, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Redes Energéticas Nacionais (REN) e visa sobretudo sensibilizar a população para atitudes de sustentabilidade ambiental, neste caso específico envolvendo a preservação da Cegonha Branca.



         Neste site podes acompanhar em directo, bem ao estilo de um Big Brother, o dia a dia de um casal de cegonhas e as suas actividades, graças a uma câmara colocada bem próxima do ninho e em funcionamento 24 horas por dia:


      Pois bem, agora que já conheces o projecto, revelamos-te aqui o vídeo dos momentos que antecederam o sismo de hoje pela madrugada, assim como a alteração de comportamento da Renata durante o mesmo e o estado de alerta em que ficou após o abalo:



        O comportamento dos animais serve já em países como o Japão e a China para possíveis previsões de sismos, sendo constantemente monitorizados nos jardins zoológicos para quando denotam comportamentos estranhos que possam denunciar um possível terramoto.

       No dramaticamente famoso terramoto de 26 de Dezembro de 2004 no Sudoeste Asiático, as tribos aborígenas que habitam as ilhas Andaman e Nicobar escaparam ilesas ao maremoto por conseguirem detectar os sinais de aviso dos animais, incluindo aves e animais marinhos, dando tempo suficiente a estas tribos para se abrigarem em locais seguros.

       Mais um grande motivo para apoiar a «velha» máxima: Os animais são nossos amigos!

Sem comentários:

Enviar um comentário